Lab CS+X

Laboratory of Interdisciplinary Computer Science

User Tools

Site Tools


public:research

This is an old revision of the document!


Research Interests

Most of our research are the following lines:

Geoprocessamento/Sistemas de Informação Geográficos

Pesquisa, desenvolvimento e implementação de sistemas de informação geográficos voltados para aplicações urbanas.

Sistemas de informação geográficos

Pesquisa ligada a aspectos diversos de particularização de sistemas de informação quando é necessário usar dados em que as características espaciais ou geográficas são essenciais para a análise e compreensão dos fenômenos modelados.

Bancos de dados geográficos

Pesquisa sobre aspectos de funcionamento, implementação, desempenho e utilização de bancos de dados geográficos, incluindo sua modelagem conceitual, lógica e física e a construção de conteúdo.

Infra-estruturas de informação espacial: acesso móvel e distribuído a múltiplas fontes de informação

Grande parte do papel integrador que a Computação exerce em relação a outras áreas de pesquisa decorre dos recursos desenvolvidos na área ao longo do tempo para armazenar, acessar, manipular, gerenciar, integrar e analisar grandes volumes de dados, gerando informação e conhecimento. No entanto, não existe na atualidade um equilíbrio entre esses tipos de ações que envolvem dados. Por exemplo, a geração de dados em grande volume é possível com o uso de instrumentos científicos capazes de armazenar resultados de medições continuamente. Vários satélites de observação da Terra estão atualmente em operação, produzindo dados continuamente a um custo cada vez menor. Muitos desses dados estão disponíveis de forma gratuita ou a custos baixos através da Internet, que revolucionou os meios de divulgação. As máquinas de busca na Web tornaram mais fácil localizar fontes de dados de interesse, popularizando o uso desses recursos entre a população, mesmo considerando todas as barreiras que, em geral, vem sendo chamadas de “exclusão digital”. Por outro lado, a integração e manipulação de dados provenientes de diversas fontes, visando o apoio a determinados tipos de aplicação ou visando a execução de análises, são atividades que ainda não são realizadas com facilidade. Barreiras sintáticas (formato de armazenamento e publicação dos dados) e semânticas (parâmetros, características e pressupostos usados na modelagem e coleta dos dados) representam um desafio considerável à integração plena de fontes de dados produzidas por instituições diferentes, com propósitos diferentes, mas que são de interesse de alguma comunidade de pesquisa. Também o público em geral poderia se beneficiar, caso fosse possível, da integração entre dados de múltiplas fontes para compor uma visão de seu interesse particular ou local. O objetivo desta proposta é investigar arquiteturas tecnológicas para o projeto, construção e utilização de infra-estruturas de informação espacial (IIE).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Infraestruturas de dados espaciais: colaboração voluntária para criação e manutenção de acervos de informação geográfica

A quantidade e a variedade de dados geográficos disponíveis na Web para uso pelo cidadão comum têm aumentado rapidamente. Desde a introdução do Google Earth, em 2004, e do Google Maps, em 2006, tem crescido o interesse por ferramentas que permitam que as pessoas localizem geograficamente pontos de seu interesse e que ofereçam serviços baseados em posições geográficas, tais como localização de endereços e roteamento de veículos. Tamanho interesse dos usuários da Web em todo o mundo pode resultar em outras possibilidades. É crescente a percepção que indivíduos comuns, conectados à Web e equipados com software adequado (e talvez com algum hardware de baixo custo), podem ser importantes fatores para a criação, disseminação e manutenção de informação geográfica. A partir de algumas experiências recentes, é possível imaginar que muitas pessoas se disporiam a contribuir, de forma voluntária e sem expectativa de pagamento, para a criação de novos dados e para a correção de erros porventura existentes nos dados geográficos publicados. Assim, os desafios envolvidos nesta pesquisa envolvem a concepção de soluções apoiadas em contribuições voluntárias para solucionar ou reduzir problemas clássicos da área, como os significativos custos de atualização e a crescente demanda por detalhamento local. Os custos de formação de novos bancos de dados geográficos não são mais viáveis para muitas agências governamentais de mapeamento, e tem surgido em seu lugar a noção da formação de uma “colcha de retalhos” cartográfica, com as agências estabelecendo padrões mínimos e os esforços de atualização ocorrendo pontualmente, por iniciativa de outros órgãos públicos ou empresas. Existe a possibilidade de incorporação do cidadão comum a essa equação, fornecendo (1) indicações de pontos em que o mapeamento disponível está mais discrepante da realidade, (2) dados concretos levantados in situ, com o auxílio de instrumentos de baixo custo como receptores GPS de navegação e câmeras digitais, (3) infor.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) .

public/research.1463590621.txt.gz · Last modified: 2016/05/18 16:57 by lizardo